voltar


Manipulação de tubos de concreto

É preciso tomar as devidas precauções para que os tubos não sofram esforços superiores àqueles para os quais são calculados. Em muitas ocasiões, os esforços de manipulação para carga e descarga em caminhões são superiores aos que o tubo estará sujeito em serviço, especialmente os esforços de flexão longitudinal.

O carregamento dos tubos nos caminhões deverá ser feito por equipamento adequado, utilizando-se acessórios e dispositivos projetados especificamente para esta finalidade. Durante o transporte, deve-se garantir a imobilidade transversal e longitudinal das peças, assim como o adequado empilhamento em camadas. Quando se utilizam cabos de aço para amarração, os tubos devem estar convenientemente protegidos nas bordas, para evitar danos em sua superfície e que venham afetar negativamente a durabilidade e o funcionamento.

A manipulação e o apoio dos tubos devem ser feitos de forma que as tensões produzidas nestas operações não superem 35% da resistência característica do concreto, nem a 50% da tensão máxima correspondente à carga de ruptura. Os tubos deverão permanecer devidamente umedecidos e protegidos do sol, especialmente da ação dos ventos.


voltar


© Todos os direitos reservados.                              Criação: Designum                              Webmaster: Robson Cachoeira